Parcerias

Incorporada ao calendário educacional do município de Garopaba, a Mostra Lutz se viabilizou pelo conjunto de esforços da Secretaria Municipal de Educação, Fundação Gaia, Gaia Village e AMA, contando com apoio de parceiros da comunidade.

ENTIDADES PROMOTORAS

A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE GAROPABA, órgão executivo municipal, tem apoiado anualmente iniciativas de promoção do meio ambiente desde 2001 com o objetivo de ampliar valores éticos e auxiliar na construção da cidadania.

A FUNDAÇÃO GAIA, com sede em Porto Alegre (RS), foi fundada em 1987 pelo ambientalista José Lutzenberger. Busca desenvolver e aplicar soluções ecologicamente desejáveis e socialmente justas, visando à preservação planetária em sua diversidade de ambientes e espécies. É referência em práticas sustentáveis para a consolidação de uma ética e cultura de integração harmônica homem-natureza, como pregava Lutzenberger.

O PROJETO GAIA VILLAGE, localizado no município de Garopaba (SC), tem como foco o desenvolvimento sustentável. Seu objetivo é criar um exemplo de ambiente amigável para a interação entre o homem e todo o sistema vivo - Gaia. Criado a partir das ideias e propostas de José Lutzenberger, mantém diversos programas de forte conteúdo ambiental, sendo os principais: preservação e recuperação de ecossistemas; produção rural sustentável; tecnologias ambientalmente responsáveis; desenvolvimento humano e educação ambiental.

SAIBA MAIS 

JOSÉ LUTZENBERGER (17/12/1926 - 14/05/2002) – engenheiro agrônomo, naturista, ecologista, escreveu diversos livros, entre eles Fim do futuro? - Manifesto Ecológico Brasileiro (1976). Lutzenberger dizia que Gaia compara-se a uma linda sinfonia orgânica onde todos os seres são fundamentais para o equilíbrio. Denunciou os estragos causados pelos agrotóxicos na agricultura brasileira, assim como a devastação ambiental em geral, e ajudou a fundar a Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural (Agapan), uma das primeiras entidades ambientalistas do Brasil, em 1971. Fundou, em 1979, a empresa “VIDA produtos e serviços em desenvolvimento ecológico”. Em 1987, criou a Fundação Gaia. Foi secretário especial do Meio Ambiente durante o governo do presidente Fernando Collor de Mello, de março de 1990 até meados de 1992. Recebeu inúmeros prêmios e condecorações. Entre eles, o Right Livelyhood Award, conhecido como Nobel Alternativo, em 1988. Para Lutzenberger, era fundamental a conscientização para uma visão naturalista com ética holística, não antropocêntrica, também chamada “ecologia profunda”.