Escola Lixo Zero: meta do Centro Educacional Ibiraquera



No contexto da Mostra Lutz, bióloga do Gaia facilitou duas oficinas sobre conceitos e práticas “Lixo Zero”, para 04 turmas do 5o ano do ensino fundamental do Centro Educacional Ibiraquera. Partindo da realidade do Centro que já realiza coleta seletiva, os estudantes aprofundaram os conhecimentos sobre como iniciar um processo de Escola Lixo Zero, visando reduzir ao máximo a quantidade de resíduos destinadas ao aterro sanitário, e atendendo os 5 Rs da Reciclagem: Reduzir, Reciclar, Reutilizar, Repensar e Recusar. 



De acordo com Coordenadora Justirene Zanellato, “na Escola todo o resíduo orgânico se transforma em adubo na composteira e no biodecompositor, além de alimentar as galinhas”.  A meta de tornar-se a primeira Escola Lixo Zero de Garopaba, será iniciada com um Ponto de Entrega Voluntaria de Recicláveis, com contribuições das famílias. 

Na sequência, os estudantes visitarão a Central de Triagem e iniciarão a mobilização em toda a Escola, promovendo atividades com todas as turmas, merendeiras e professores. Vale lembrar que quando deixamos de enviar resíduos ao aterro sanitário, eles se transformam em matéria prima para algum processo ou produto, o que comumente denominamos de economia circular e caracteriza o movimento Lixo Zero. Com essa atitude o Centro Educacional Ibiraquera contribui para o alcance do ODS 12 – Consumo e Produção Sustentável.