1a Ekko Gincana da APA da Baleia Franca

O Gaia foi cenário da 1ª Ekko Gincana da APA da Baleia Franca que integrou mais de uma centena de estudantes e professores, representando onze escolas de ensino fundamental da rede municipal de ensino de Garopaba. A Ekko Gincana foi uma iniciativa das instituições conselheiras Instituto Ekko Brasil/Projeto Lontra e da Fundação Gaia – Legado Lutzenberger e aconteceu no contexto do Programa de Educação Ambiental Prof. José Lutzenberger.




A Ekko Gincana engajou as entidades conselheiras da Unidade de Conservação e instituições parceiras em prol do território, ampliou o conhecimento sobre a biodiversidade ao mesmo que despertou a empatia pelas espécies da região e também fomentou boas práticas associadas aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável -ODS.



O evento resultou da soma de esforços de instituições conselheiras da APA Baleia Franca/ICMBio: Instituto Ekko Brasil/Projeto Lontra, Fundação Gaia/Legado Lutzenberger, Instituto Australis, R3 Animal, Associação Pro- CREP  e parceiros: Projeto Toninhas, Projeto TAMAR, Grupo Desbravadores Gaivotas do Sul, Risco Zero Adventure e Jean Vasconcellos/condutor ambiental. Os estudantes foram divididos em 05 equipes (Baleia, Toninha, Tartaruga, Lontra e Lobo) participando de um circuito de atividades.





Um dos momentos mais esperados pelos estudantes que participaram da Ekko Gincana foi a MaraToninha: corrida de 2 km em meio as matas do Projeto Ambiental Gaia Village. A atividade foi facilitada pela equipe do Projeto Toninhas, que tem sede na Baia da Babitonga, em São Francisco do Sul e desenvolve pesquisas com a Toninha no território da APABF. A Risco Zero Adventure montou estrutura e apoio logístico de uma verdadeira prova de corrida, o que conferiu emoção de Maratona aos pequenos atletas que participaram com muito entusiasmo.


O chefe da APA da Baleia Franca, Caio Eichenberger, foi convidado a participar da premiação. “É uma satisfação ver um evento tão grande ser realizado por instituições parceiras além daquelas que participam do conselho da APA da Baleia Franca com foco no território, isso mostra o comprometimento das entidades com a aproximação entre a sociedade e unidade de conservação, em consonância com as diretrizes do Plano de Manejo da APA, de forma voluntária e envolvendo as novas gerações, é um verdadeiro presente para o território e para o Instituto Chico Mendes”, avalia Eichenberger.
Confira os Cinco primeiros que chegaram na frente:
Masculino:
1o Lugar: Vitor Alexandre (EMEF Constância Lopes)
2o lugar: Guilherme Ismael (EMF Pinguirito)
3o Lugar: Guilherme Balbi (EMEF Norberto Floriano)
4o lugar: Kauã Gabriel Dantas (EMEF Constância Lopes)
5o lugar: Arthur Silveira (EMEF Ary Manoel)


Feminino:
1o lugar: Brenda do Nascimento (EMEF Constância Lopes)
2o lugar: Flor de Maria Frota (EMEF Jandira da Silva)
3o lugar: Ana Livia Nascimento (EMEF Januário Ferreira)
4o lugar: Laura Antunes (Centro Educacional Ibiraquera)
5o lugar: Coralina Carderon (EMEF Agostinho Botelho)




A Ekko Gincana teve apoio da Secretaria Municipal de Educação de Garopaba e Petrobrás Ambiental.