Evento Final da 16a Edição da Mostra Lutz

No 2º semestre letivo, crianças e jovens entre 02 e 18 anos de idade envolveram-se na produção e edição de vídeos e fotografias tendo como tema a Responsabilidade – individual, familiar, escolar, comunitária e planetária – em um trabalho inédito realizado nas escolas municipais, estaduais e particulares de Garopaba. Foram produzidos vídeos de 3 a 5 minutos em diversos formatos, como tutoriais, documentários, reportagens, campanhas, animações e stop motion. O resultado desse trabalho pode ser visto no Evento Final 16a edição do Programa de Educação Ambiental Prof. José Lutzenberger, que aconteceu em 24 de novembro, no Espaço da Feira de Verão.



Durante o dia, circulou pelo Espaço cerca de 3.000 estudantes e 200 professores das 28 escolas participantes do Programa, além de  pessoas da comunidade. O público conheceu as produções escolares que abordaram diversos temas como, alimentação saudável, plantio de mudas, bola de sementes, ervas medicinais, mutirões comunitários para limpeza das praias, filtro para água chuva, esporte como promotor de saúde,  o poder das atitudes positivas, responsabilidade da escola e dos pais na educação, brincadeiras da infância e responsabilidade no trânsito.




As instituições parceira, tais como Geo Vant, IFSC, Eletrosul, Projeto Mirim Costeiro, Sala Verde-UFSC, Condutores Ambientais, Projeto Baleia Franca, Projeto Lontras, Instituto Baleia Franca, Projeto Robótica também apresentaram vídeos e tecnologias como drones, mapas virtuais, óculos 3 D, programas de realidade expandida e projetos educacionais de robótica.


A conclusão do dia contou com a presença do Vice-Prefeito , do Diretor de Meio Ambiente da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável, da coordenadora pedagógica da SME e  do Presidente do Conselho de Educação. As escolas e todos os parceiros foram brindados com um óculos 3D, do tipo Cardboard, como lembrança da 17a Edição da Mostra Lutz.