Mostra Lutz 2017: Venha ver, ouvir e falar sobre RESPONSABILIDADE


A 16ª edição do Programa de Educação Ambiental “Prof. José Lutzenberger”, conhecido como Mostra Lutz, está incentivando este ano o uso de novas tecnologias entre crianças e adolescentes para falar do tema RESPONSABILIDADE. Buscando uma maior ressonância com as novas realidades e com o intuito de revitalizar o envolvimento e engajamento dos professores e estudantes, em 2017 foi proposta a produção de vídeos e exposições fotográficas como ferramenta de educação e troca de experiências. 

O resultado deste trabalho será apresentado no dia 24 de novembro, das 9h às 16h, no Pavilhão da Feira de Verão, no centro do município. 


Você, eu, todos e todas somos responsáveis! A reflexão sobre  RESPONSABILIDADE na sala de aula tem como objetivo estimular o desenvolvimento de processos pedagógicos capazes de despertar e reforçar em crianças e jovens as bases fundantes de governança e autonomia para a tomada de decisões éticas e assertivas em prol do desenvolvimento de uma sociedade ambiental e socialmente mais justa, coerente, honesta e integra.


As fotos e vídeos mostram ações realizadas em 28 escolas municipais, estaduais e particulares de Garopaba que tratam do tema RESPONSABILIDADE, e vão desde o enfrentamento ao bullying, passando pela alimentação saudável, o plantio de mudas, responsabilidade no trânsito, até o descarte responsável de resíduos sólidos. Com base no trabalho dos professores e estudantes, a Mostra Lutz propõe a difusão de processos de responsabilidade para suas respectivas famílias e daí para toda a comunidade.



A Mostra Lutz se desenvolve há 16 anos em Garopaba a partir da parceria entre Secretaria Municipal de Educação de Garopaba, Fundação Gaia e Projeto Ambiental Gaia Village, com apoio da Fundação Evoluos. No dia 24 de novembro, os visitantes poderão também interagir com projetos de outras instituições parceiras que apresentarão tecnologias inovadoras na área de educação e meio ambiente.