13ª Mostra Lutz (2014): Mensagem de Carmem Werlang

Mensagem de Carmen Werlang, mantenedora do Projeto Ambiental Gaia Village, aos participantes e parceiros da 13ª edição do Programa de Educação Ambiental Prof. José Lutzenberger, lida na abertura da mostra final dos trabalhos por sua neta, Alegria Werlang:


Expresso aqui minha alegria em ver as novas gerações envolvidas em exercícios que levam a pensar de uma forma mais holística, sistêmica.

Pensar as realidades, pensar os recursos disponíveis, pensar os problemas existentes, e buscar soluções que estejam mais relacionadas com o complexo sistema em que vivemos.

Os jovens alunos de Garopaba, pela enorme dedicação de seus professores, no âmbito deste esforço liderado pela Secretaria de Educação, pela Fundação Gaia e pelo Gaia Village, tem a oportunidade de perceber e trabalhar questões fundamentais para a viabilidade de nossa espécie no planeta.

A sustentabilidade poderia advir, como afirmava o professor Lutz, de: “sentir-nos parte integrante deste maravilhoso e misterioso processo que caracteriza Gaia nosso planeta vivo - a fantástica sinfonia da evolução orgânica que nos deu origem junto com milhões de outras espécies. Sentir-nos responsáveis pela sua continuação e desdobramento”.

Neste momento, a sustentabilidade parece ganhar maior significado para nós humanos, na medida em que se configura como condição indispensável para a viabilidade de nossa própria existência.

O Programa de Educação Ambiental – Professor José Lutzenberger alcança agora sua 13ª edição.

Nas escolas os jovens estudantes tem sido levados a perceber a beleza matemática/histórica/filosófica/poética que existe no equilíbrio alcançado pela natureza em milhões, senão bilhões, de anos de evolução, coisa oportunizada nas repetidas visitas a ambientes naturais durante esses 13 anos de Mostra Lutz. 

Através dos projetos desenvolvidos nas escolas, os alunos tem percebido os impactos de cada ação de nossas comunidades e de cada indivíduo, através de pesquisas de campo, como por exemplo nas avaliações sobre a qualidade das águas dos diversos sistemas hídricos do município.

Professores, merendeiras e o pessoal administrativo das escolas, oportunizam aos alunos a vivencia de processos criativos de soluções: quando colocados frente a problemas objetivos de seus lugares; quando resíduos passam a ser percebidos como recursos; quando projetam e implementam soluções igualmente objetivas no pátio escolar; e ainda, quando experienciam a disponibilidade que a comunidade apresenta para envolver-se e colaborar com projetos que trazem benefícios a todos.

Finalmente, tem a possibilidade de perceber que são eles próprios atores desta comunidade de Garopaba, e do mundo, com capacidade de atuar positivamente frente as necessárias e também naturais mudanças a que os desafios contemporâneos nos obrigam. Vivenciam os alunos uma verdadeira experiência de CIDADANIA.

Nada disto seria possível sem o apoio do executivo municipal, sem o apoio de Vossa Senhoria senhor prefeito, e da senhora Secretária.

Nada disto seria possível sem o trabalho incansável dos professores, merendeiras e pessoal administrativo, que compreendem suas profissões a partir de seu sentido missional. Nada disto seria possível sem a participação de todos os nossos parceiros, que perceberam desde o primeiro momento os compromissos deste projeto. E de todos os que trabalharam dioturnamente para a sua realização, como os colaboradores do Projeto Gaia Village, especialmente Sandra, Dolizete, Andréia, João, Milton, Silvana, Gilmar e Heloise.

Confesso a todos minha grande alegria em também poder colaborar com esse projeto, tão bonito, tão especial.

Muito obrigada,

Carmen Werlang