Oficina de Horta Mandala na Escola Municipal Areias de Macacu



Alunos, professores, merendeiras e pais numa mesma sintonia constroem na escola municipal Areias de Macacu com apoio do Cepagro, uma horta mandala. Em um curto espaço de tempo, a horta tomou forma. Entre palhas e composto, foram plantadas mudas de alface, beterrababa, salsa e cenoura.



Um círculo possibilitou o momento de troca de informações e definições do processo de construção da horta. Os alunos decidiram onde deveria ser construída a mesma. Com um desenho definido no chão e mais algumas instruções, todos envolvidos iniciaram a parte central colocando palhas.

Na seqüência foi construída a parte secundária da mandala. Iiciaram a colocação do composto somente nos locais onde foram plantadas as mudas. Todos envolvidos com muito entusiasmo foram plantando as mudas e logo a horta estava pronta. Mas não parou por ai, ficou na turma o compromisso de manter a horta fazendo a irrigação diária, o acompanhamento do crescimento das mudas e quando prontas para consumo, será usada como merenda escolar.


Oficina de Horta Mandala realizada na Escola Municipal Areias de Macacu - Garopaba - SC