Oficinas: aprendizados praticos

Produtos de limpeza ecoeficientes

A EMEF Salomão Silveira reuniu os estudantes e mães para preparar produtos de limpeza de baixo impacto ambiental e menor custo. Produziram sabão, reutilizando óleo de cozinha; desinfetante a base de extrato de eucalipto e limpa vidro de vinagre.





Estudantes do 3º e 4º ano da EMEF Pinguirito, no dia 13 de setembro, participaram atentamente da elaboração de três produtos ecoeficientes: sabão liquido, desinfetante e amaciante a base de ingredientes de baixo impacto ambiental como bicarbonato de sódio, vinagre e álcool.  Ao final, restou claro que preparar em casa produtos de limpeza, além de ser mais econômico, também é mais ecológico, pois possuem menos produtos químicos em sua composição.






Terapia Floral

A farmacêutica Janaina Maurell Gomes foi convidada pela Escola Municipal Norberto José Floriano para facilitar uma conversa sobre florais. Os estudantes do 4º ano do ensino fundamental receberam noções básicas sobre os princípios e usos dos Florais de Bach. Eles aprenderam que os florais foram descobertos no século passado pelo Dr. Edward Bach e que a essência de cada flor está associada a uma emoção humana básica. Mimulus, por exemplo, representa o tipo de emoção sentida quando estamos ansiosos ou medrosos. Logo, tomar floral de Mimulus nos ajudará a encontrar a coragem necessária para enfrentar os medos. Janaina reiterou que os florais equilibram nossas emoções e para facilitar a compreensão dos princípios e ação de cada essência, apresentou o “Conto dos Viajantes”, escrito por Dr. Bach, em 1934, em que ele retrata os diferentes tipos de comportamento e emoções humanas.