Crianças conheceram protótipos de aplicativos para celulares durante a 17ª Mostra Lutz



Quem acessar o aplicativo “Lixo Go”, vai aprender a recolher o lixo brincando: como num jogo, ao atingir os objetivos, ganha pontos. O aplicativo “Verum” é uma espécie de Instagram sustentável: estimula o uso de fotos para falar de plantas e separação de lixo e propõe um desafio diário. Já o aplicativo “ByTrip” quer ajudar ciclistas e outras pessoas que gostam de fazer trilhas a identificarem as melhores rotas e obterem dicas de caminhos a percorrer, podendo participar com sugestões. Ao terminar os roteiros, também terão informações sobre quantas calorias gastaram e qual a distância percorrida. O aplicativo “Ubike” também estimula o uso de bicicletas, indicando onde elas podem ser encontradas. “Green Pigeon” ensina a fazer coleta seletiva de resíduos, traz uma agenda de eventos, locais de lixeiras e rotas de caminhões que recolhem recicláveis. “Smart Boi” é um jogo de perguntas e respostas. “Trip Garopaba” traz informações sobre o turismo em Garopaba: horários de ônibus, pontos históricos, praias, restaurantes e preços. 



Estes protótipos de aplicativos foram desenvolvidos por estudantes do Ensino Médio de Garopaba que passaram por oficinas de capacitação do Instituto Federal Santa Catarina (IFSC) em 2018. As oficinas integram o 1º Desafio Mobile.  Durante a 17ª Mostra Lutz, os jovens criadores apresentaram suas ideias e responderam a perguntas de crianças e visitantes sobre o funcionamento dos aplicativos. 



“A parte mais difícil é a criação do aplicativo”, explicou o estudante Samuel Machado de Oliveira Filho, que desenvolveu um protótipo sobre turismo. O jovem José Otávio Custódio Cordini falou do esforço que é se colocar no lugar do usuário para pensar em algo que seja novo e que possa também lhe render uma atividade remunerada no futuro. 



“Busca-se uma ideia criativa e ensinar a técnica”, disse o professor Luiz Schalata, coordenador do Curso de Informática do IFSC. “O desafio é estar sincronizado com o que acontece lá fora, já que a cada seis meses há algo novo na área da tecnologia”, acrescentou o professor Edjandir Costa.  No total, 36 estudantes participaram de quatro oficinas do 1º Desafio Mobile de Garopaba, uma parceria do Programa de Educação Ambiental Professor José Lutzenberger com o IFSC/Garopaba e a empresa Dub Soluções.