17ª Mostra Lutz: dia 30 de novembro na Escola Pinguirito







Inspirações, reflexões e diferentes olhares de crianças e jovens sobre 
Responsabilidade Socioambiental e Cultura Açoriana




  O evento de encerramento da 17ª Edição da Mostra Lutz promoverá no dia 30 de novembro o encontro de 26 escolas, 10 instituições parceiras e comunidade de Garopaba, em Santa Catarina. Serão apresentados no espaço da Escola Pinguirito 30 vídeos, sete aplicativos e parte de outras ações e projetos desenvolvidos no decorrer de 2018. Durante todo o dia, cerca de 4.500 pessoas devem visitar o local.
      Há 17 anos a parceria entre Prefeitura Municipal de Garopaba, Fundação Gaia e Projeto Ambiental Gaia Village, com recente apoio da Evoluos Foundation, resulta no Programa de Educação Ambiental Prof. José Lutzenberger, conhecido como Mostra Lutz. O Programa faz parte do calendário escolar de Garopaba, constituindo-se em política permanente de educação ambiental.  Tem por estratégia promover, apoiar e orientar projetos de caráter ambiental desenvolvidos pelas unidades escolares. Estimula a reflexão sobres as realidades das diversas comunidades pelos jovens, que propõem soluções replicáveis a partir dos recursos existentes. Engloba 100% da rede de ensino: são 26 escolas, cerca de 280 professores e mais de 3.500 estudantes.
         No ano em que se comemoram os 270 anos da presença açoriana em Santa Catarina, a proposta da Secretaria Municipal de Educação e Cultura fomentou a pesquisa e o debate sobre a cultura açoriana em toda a rede escolar municipal. Crianças e jovens entre dois e 18 anos de idade envolveram-se na roteirização e produção de vídeos e aplicativos sobre Responsabilidade Socioambiental e a Cultura Açoriana.
      Os vídeos têm por temas: cultura açoriana, brincar heurístico, alimentação saudável, hortas escolares, arborização urbana, mata atlântica, abelhas nativas, áreas protegidas (APABF e Parque Estadual Serra do Tabuleiro), turismo, trânsito seguro, reaproveitamento de óleo, lixo no mar.
        Os aplicativos resultaram de quatro oficinas que capacitaram 36 estudantes do Ensino Médio para o 1º Desafio Mobile de Garopaba, uma parceria da Mostra Lutz com o IFSC e a Empresa Dub Soluções. Os estudantes criaram e fizeram protótipos de sete aplicativos para celulares sobre turismo e cuidados com o meio ambiente. Esses aplicativos serão demonstrados em um estande da Mostra, mobilizando a comunidade em relação ao empreendedorismo jovem e o desenvolvimento sustentável.
        A Mostra está organizada em salas de projeção de vídeos, estandes de projetos de escolas, estandes de demonstração dos aplicativos criados, e estandes de organizações e entidades com atuação na área de meio ambiente, entre elas:

Instituto Federal Santa Catarina - Campus Garopaba (IFSC): http://www.garopaba.ifsc.edu.br/
Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina/IMA: www.fatma.sc.gov.br/
Instituto Australis: www.baleiafranca.org.br
Instituto Baleia Franca: www.institutobaleiafranca.blogspot.com/
Instituto Monitoramento Mirim Costeiro: www.monitoramentomirimcosteiro.com.br
Instituto Ekko Brasil: www.ekkobrasil.org.br/ 
Plant for the Planet: www.plant-for-the-planet.org
Projeto Toninha: www.projetotoninhas.org.br/
R3 Animal: www.r3animal.org/ 


  Participe! Para mais informações, faça contato: 

Fones: (48) 3354-0002, (48) 98419-3300 (Sandra) ou pelo e-mail: projeto@gaia.org.br