Mostra Lutz 2017 e o PROGRAMA JOVENS REPÓRTERES DO MEIO AMBIENTE




Considerando a credibilidade e consistência do trabalho da Mostra Lutz ao longo destes 16 anos, a FEE - Foundation for Environmental Education (Fundação para Educação Ambiental) selecionou as três escolas estaduais que atuam no município para participar do Programa Jovem Repórteres do Meio Ambiente (JRMA). Em 2017, esse programa contempla 10 escolas brasileiras.

Criado em 1994, o JRMA existe em 35 países, e é representado no Brasil pelo Instituto Ambientes em Rede (IAR), com sede em Santa Catarina.

O JRMA é um programa voltado para a educação ambiental e a cidadania, incentivando os jovens a tomar atitudes sobre questões ambientais e sustentáveis, reportando e divulgando histórias, pesquisas e ações, tanto em benefício do meio ambiente quanto a denúncias e descasos que precisam de atenção e destaque.

Desde 2013 o programa é patrocinado pela Wrigley Company Foundation, que no Brasil é representada pela subsidiária Mars Brasil, em parceria com a FEE, através da LLC (Litter Less Campaign) – Campanha Lixo Zero. Esta campanha visa à produção de reportagens exclusivamente voltadas para o tema Resíduos Sólidos.


TRABALHOS DAS ESCOLAS SELECIONADAS

As escolas estaduais de ensino fundamental II e ensino médio Professor José Rodrigues Lopes, Prefeito Luiz Carlos Luiz e Maria Corrêa Saad, de Garopaba, vão apresentar vídeos, fotos e artigos mostrando, entre outras experiências:

- o mutirão organizado por crianças de 2 a 4 anos, com pais e professores, para tirar o lixo às margens da Rodovia SC 434, que liga a BR 101 ao centro da cidade de Garopaba
- o acúmulo do lixo durante a temporada de verão, quando a população aumenta de 18 mil para 100 mil
- as diferentes formas de se relacionar com o lixo, à medida que as crianças vão crescendo
- o dia a dia dos garis
- o aterro sanitário de Biguaçu (SC), que está sobrecarregado
- o lixo na mar e os efeitos sobre os animais marinhos

Todos os trabalhos deverão apresentar propostas de soluções e encaminhamentos.

Saiba mais aqui: http://jovens.org.br/

E os trabalhos já começaram!






Reunião de Pauta na Escola Estadual Maria Corrêa Saad



Saída de campo com estudantes da Escola Estadual José Rodrigues Lopes

Entrevistando o vice-prefeito de Garopaba Nilton Raupp

Entrevistando o secretário de Administração de Garopaba Honorato Timóteo Pacheco







Pescadores, moradores e moradoras, turistas de Garopaba: entrevistas vão compor artigos, exposição de fotos e vídeos falando sobre o destino do lixo e responsabilidade de cada um.




Reunião de pauta na Escola Luiz Carlos Luiz