E vem aí... a Mostra Lutz 2014


A 13ª edição do Programa de Educação Ambiental - Mostra Prof. José Lutzenberger – vem mobilizando 24 escolas do município de Garopaba desde março, cada qual desenvolvendo um conjunto de ações relativas ao meio ambiente e à sustentabilidade. Saiba mais sobre os projetos de sete escolas que em seu cotidiano educam para a melhor convivência com o ambiente:


Escola Municipal Ary Manoel influencia e mobiliza a comunidade do Macacu para adequada separação dos resíduos sólidos

Um folheto criado por estudantes e professores orienta sobre os princípios básicos da reciclagem e da importância da destinação correta dos resíduos, em especial pilhas e baterias. Semanalmente, as famílias enviam os recicláveis para a escola e contribuem para o programa desenvolvido em parceria com a Prefeitura Municipal de Garopaba. 




Centro Educacional Ibiraquera desenvolve projeto “Educando para a Sustentabilidade” 

Em programa continuado, professores, pais e estudantes planejam, criam e mantêm um conjunto de equipamentos e benfeitorias no pátio escolar e em sala de aula, que funcionam como ferramentas didáticas: o jardim desenhado para atrair borboletas e pássaros; a horta para compor uma merenda saudável; a espiral de ervas medicinais e aromáticas; a composteira que transforma resíduos orgânicos em adubo; o processo de coleta seletiva; o galinheiro com telhado verde. Até os coelhos e os porquinhos da Índia estão integrados às atividades diárias da escola para educar e sensibilizar sobre a importância do cuidado e do respeito à vida.




Escola Municipal Acácio Bento aprofunda o debate sobre as águas e situação das nascentes na comunidade da Costa do Macacu

Em setembro de 2014, as turmas do ensino fundamental visitaram a caixa d´água comunitária do bairro e se informar de onde vem a água que abastece parte das residências da região e como ela é tratada. Em breve, farão uma coleta em diversos pontos do rio da Costa do Macacu, a partir da cachoeira, passando por córregos até a lagoa do Macacu. 


A análise dessas águas, utilizando o Eco-Kit doado pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC-Campus Garopaba), permitirá uma avaliação da qualidade das mesmas.




Escola Arvoredo envolve a família dos estudantes em atividades do Projeto “Sementes”

O projeto nasceu do sonho de transformar um terreno baldio em área verde para servir de espaço de aprendizado, brincadeiras e convivência com plantas nativas da mata atlântica.



No inicio da primavera, a criançada se envolveu na confecção de “bombas de semente”, uma mistura de argila, composto e sementes. É uma maneira simples de promover o reflorestamento dessa área verde cuidada pela escola. 



Da oficina de artesanato com sementes nasceram colares e chaveiros. A oficina contou com a orientação da professora de artes Reginalda Thorstenberg. Foi um momento que encantou as crianças e gerou presentes para mães e pais. 



Creche Beijinho de Anjo estimula alimentação saudável

De acordo com o Ministério da Saúde, uma em cada três crianças está acima do peso no Brasil, e um dos motivos é a falta de hábitos alimentares saudáveis. Nesse contexto, a escola aparece como espaço privilegiado para o desenvolvimento de ações de melhoria das condições de saúde e do estado nutricional das crianças. Eli Botzan, merendeira da Creche, estimula de forma criativa o hábito da boa alimentação, oferecendo pratos lúdicos, coloridos e saudáveis para as crianças. E as mães participam de oficinas oportunizadas por parceiros da Mostra Lutz, que orientam sobre nutrição alimentar. 






Escola Municipal Constância Lopes investe na reciclagem

Toda segunda-feira é dia de estudantes e professores da comunidade da Gamboa levarem seu lixo seco para a Escola Municipal Constância Lopes, que se tornou ponto de entrega voluntária de recicláveis, numa parceria entre Prefeitura Municipal e Mostra Lutz. 




  

Em sala de aula, parte dos recicláveis ganha nova vida ao serem transformados em brinquedos coloridos e criativos. O que não é aproveitado é encaminhado para a coleta. A escola também desenvolve um projeto com horta escolar e composteira, em um processo integrado de reaproveitamento de resíduos orgânicos, produção de alimentos saudáveis e merenda escolar nutritiva. 







Creche do Campo Duna desenvolve projeto sobre reciclagem e redução do consumo

Através de músicas, vídeos e contação de histórias, as crianças aprendem brincando a separar os recicláveis oriundos de suas casas. Tudo é reutilizado em jogos pedagógicos, vasos e pufs. Os pais colaboram na confecção dos bancos, que reutilizam pallets de madeira e são colocados nas áreas de descanso e lazer da creche.