Diversidade de oficinas, visitas e palestras na Mostra Lutz 2010

Os projetos ambientais escolares aprimoram-se constantemente e refletem criatividade e capacidade de interpretação crítica e propositiva. O apoio da comunidade tem-se revelado essencial para o desenvolvimento das boas práticas escolares. Conheça aqui algumas das atividades disponibilizadas voluntariamente por pessoas e instituições parceiras, através do Empório da Mostra Lutz e realizadas neste último semestre de 2010.

Oficina de Alimentação Saudável e Oficina de Sucos Naturais
Tendo por princípio, os ensinamentos da nutróloga Clara Brandão, a colaboradora Juliana Valnier estimula a comunidade escolar a utilizarem folhas, talos e cascas para compor cardápios variados, enriquecidos e de baixo custo que privilegiam produtos orgânicos. Neste semestre, alunos, professores e mães das Escolas Jandira da Silva, Centro Educacional Ibiraquera, Canto da Penha,Capão, Arvoredo, Creche Batista, Costa do Macacu e Ary Manoel degustaram muitos pratos e sucos naturais mistos.





Oficina de Espiral de Ervas

As Escolas Ambrósio e Curupira adotaram a idéia e colocaram em prática a produção de ervas aromáticas e medicinais de acordo com os princípios da permacultura. Com ajuda de professores, alunos e pais, a colaboradora Sandra e o consultor Ramon construíram bonitas espirais de ervas, utilizando bambú e também peças de eucalipto.





Visita ao Engenho de Farinha da Encantada

Uma viagem no tempo é como alguns professores e crianças descreveram a visita ao tradicional Engenho de Farinha do agricultor Zézinho. Conhecer todo o processo de transformação da mandioca em farinha que por sua vez transforma-se em pratos típicos da culinária açoriana constituiu-se em uma aula de resgate da cultura garopabense para as Escolas Areias Macacu, Capão, Curupira e Jandira da Silva. Ao final da visita, saborear morangos frescos cultivado sem agrotóxicos na horta da família deixou também fortes lembranças nos visitantes.



Oficina de Mandalas

Artesanato, ecoeducação e terapia estão presentes nas oficinas que Audrey Amorim estimula o reaproveitamento de CD´s para confeccionar coloridas mandalas. Momentos de silêncio em busca da inspiração para desenhar os padrões circulares, alegria pelo trabalho pronto e partilha dos resultados foram experimentados pelos alunos do Centro Educacional Ibiraquera e pré escolar Arvoredo.




Palestra com Bombeiros

Os cuidados preventivos para fazer uma trilha com segurança, as medidas de atendimento no caso de pequenos incidentes domésticos como picada de cobras, quedas, afogamento, vazamento de gás são orientações que os alunos das Escolas Gamboa, Encantada, Areias de Ambrósio e Arvoredo ouviram atentamente dos integrantes da Corporação dos Bombeiros.


Oficina de Jornal Mural

Transformar o “quadro de avisos” em um Jornal Mural é a proposta desta oficina, facilitada por Sandra, que estimula o hábito da leitura e oferece oportunidade de discutir e refletir sobre acontecimentos locais e da atualidade. Turmas das Escolas Jandira, Areias de Ambrósio, Ary Manoel, Ambrósio e Areias de Palhocinha já se apropriaram desta ferramenta de comunicação para circular a informação na Escola.


Oficina de Sacolas

Uma simples atitude pode minimizar o uso de sacolas plásticas nos supermercados. Alunos da Escola Jandira, orientados por Geisa Rigo, moldam, recortam, colam e costuram suas próprias “eco-bags” tendo os animais típicos da região como figuras ilustrativas de seu trabalho.



Palestra da Policia Ambiental

O dia a dia do trabalho da Polícia Ambiental que atua como fiscalizadora do cumprimento da legislação ambiental foi abordado nas palestras proferidas nas Escolas Costa do Macacu, Areias da Palhocinha, Areias do Ambrósio, Arvoredo, Capão e Canto da Penha. Entre histórias emocionantes de resgate de animais e demonstração de armadilhas, as crianças aprendem sobre a importância do combate ao tráfico da fauna silvestre.


Visita ao TAMAR

Conhecer um bem sucedido projeto ambiental de conservação das tartarugas marinhas foi oportunizado às Escolas do Capão, Ressacada, Jandira, Siriú, Canto da Penha e Areias do Ambrósio que visitaram o projeto na Lagoa da Conceição em Florianópolis. Assistindo vídeo, exposição fotográfica e apreciando a beleza das tartarugas nos tanques, as crianças aprendem sobre o ciclo de vida destas magnífcos animais marinhos que continuam sofrendo ameças, especialmente porque confundem o lixo jogado nos oceanos com alimento.



Visita à Escola Meio Ambiente de São José

Uma saudável troca de experiências acontece quando as Escolas de Garopaba visitam a Escola do Meio Ambiente de São José. Localizada no Parque Ambienta dos Sabiás, a Escola proporciona aos visitantes palestras e trilhas interpretativas que despertam a sensibilidade em relação ao meio ambiente. Alunos das Escolas Costa Macacu, Capão, Areias de Ambrósio, Jandira, Siriu, Ary Manoel , Ambrósio e Areias da Palhocinha retribuiram as visitas que a Escola sempre faz à Garopaba, quando participa do evento final da Mostra Lutz.


Visita ao Projeto Baleia Franca

Garopaba e arredores servem anualmente de cenário para receptivo de dóceis mamíferos marinhos que encantam a população local e turistas. Alunos das Escolas Siriu, Areias Macacu, Gamboa, Areias do Ambrósio, Ressacada, Creche Batista, Capão e Creche Beijinho de Anjo descobrem ao visitar o projeto Baleia Franca que num passado recente estas gigantes eram esperadas não para serem apenas observadas, mas para serem caçadas. Histórias da caça que levou a quase extinção das baleias francas e como elas estão retornando ao nosso litoral, graças ao esforço de conservação são reveladas através de vídeos e esquetes teatrais para olhos atentos e curiosos das crianças.

Visita ao Orquidário

Toda primavera, a cena se repete: sob o cuidado carinhoso da família Hubner, as orquídeas florescem e encantam os visitantes. O privilégio de conhecer e conviver com as lindas flores foi sentido pelas crianças da Areias do Ambrósio, Jandira, Creche Batista, Capão, Areias do Macacu e Arvoredo.

Visita ao PEST

O Parque Estadual da Serra do Tabuleiro – PEST , maior área preservada de Santa Catarina nos domínios da mata atlântica , recebeu alunos das Escolas Ressacada, Canto da Penha e Areias do Ambrósio. Uma trilha guiada pelos monitores ambientais desperta os sentidos e enriquece as turmas com conhecimentos sobre a fauna e flora do Parque.

Visita ao Projeto Ambiental Gaia Village

A maioria das crianças que visita o Gaia Village chega curiosa pelos búfalos. Gradualmente elas percebem que muitas outras ações ambientalmente amigáveis são colocadas em práticas no pátio e no campo. Entender como a luz do sol se transforma em energia elétrica e também aquece a água do chuveiro; sentir o cheiro e o gosto das ervas aromáticas; o sabor das hortaliças orgânicas alimentadas com adubo produzido na composteira e a sensação de usar o banheiro seco são experiências que alunos das Escolas Canto da Penha, Jandira da Silva, Pinguirito, Areias Palhocinha, Encantada, Ressacada, Ibiraquera, Arvoredo, Creche Beijinho e Siriu vivenciaram e apreciaram tanto quanto o passeio no meio da mata, onde descobrem que o solo da floresta é fofo , cheiroso e dá condições para que as plantas se desenvolvam e ofereçam alimento e abrigo para a fauna silvestre. Brincadeiras, passeio de dindin e lanche coletivo com alimentos saudáveis também fazem parte do aprendizado.